15 ago Como iluminar a sala de jantar de acordo com o estilo do ambiente
Como iluminar a sala de jantar de acordo com o estilo do ambiente
Que tal investir em uma boa iluminação na sala de jantar? Nem sempre essa escolha é uma tarefa fácil, não é? Para saber como iluminar sala de jantar é preciso levar em consideração a decoração, proporção do mobiliário e orçamento.
O segredo é a luz na mesa, e não na cabeça de quem está sentado! Vamos analisar diversas opções de lustres e pendentes, para deixar a iluminação da sua sala de jantar aconchegante e incrível!
Quando o assunto é iluminação correta para a sala de jantar é importante observar qual a luminária ideal. Não há uma regra na escolha da luminária, mas vale ressaltar que uma decoração que segue uma linha mais moderna pede modelos que sigam esse formato, assim para linhas mais clássicas.
O que não se pode deixar de levar em consideração é a funcionalidade da iluminação. Assim como o tamanho e modelo, a iluminação inadequada no ambiente e na mesa podem comprometer o projeto como um todo.
Iluminação na sala de jantar
Como iluminar sala de jantar? Devido a todas as atividades que ocorrem nela, é importante que o espaço possua iluminação suficiente e adequada. O ideal é que haja uma iluminação na sala de jantar que possa se adequar a cada ocasião. Uma ótima ideia é combinar luz ambiente e luz de assento. A luz precisa ser brilhante o suficiente para iluminar a mesa, destacar a decoração e criar uma atmosfera agradável e versátil.
Para atingir a quantidade ideal de luz, é importante adequar a luz ambiente, bem como acentuar a luz. Além de iluminar o espaço, as luzes também podem criar uma iluminação uniforme ao mesmo tempo que podem ser usadas como parte da decoração e elevar o design geral da sala de jantar.
Luminárias para sala de jantar
A iluminação geral produz uma pequena quantidade de luz, por isso é o menos recomendado para sala de jantar. O ideal é utilizar luminárias com foco maior sobre a mesa de jantar. Para isso é importante saber qual a altura, o tamanho e a composição ideal da luminária sobre a mesa.
Para que o facho luminoso fique sobre a mesa e não sobre a cabeça de quem está sentando, é importante também calcular o ângulo de abertura da lâmpada em função da altura do pé direito.
As luminárias pendentes são tendência quando o assunto é uma decoração mais charmosa e moderna. Afinal os pendentes podem ser encontrados em diversos estilos para todos os gostos. Mas com tantas opções em modelos e tamanhos, qual o formato ideal para cada tipo de mesa? Redondo, quadrado ou retangular? Como iluminar a sala de jantar com tantas opções?
1 – No caso de mesas retangulares, projete pendentes retangulares ou dois pendentes redondos, assim garante a distribuição luminosa por toda a parte.
1 – Os spots de embutir no entorno da mesa, além de neutralizarem a iluminação, deixam o ambiente ainda mais charmoso. Eles devem ficar posicionados fora do assento.
2 – Tradicionais, os pendentes retangulares são uma das escolhas mais populares para a iluminação da sala de estar. Seu formato é ideal para mesas retangulares.
1 – O Pendente retangular leitoso é ideal para uma iluminação mais difusa e menos cansativa. Seu design elegante e moderno se adapta a qualquer estilo.
2 – A sanca, além de dar destaque a mesa de jantar, é uma ótima opção para compor a iluminação principal. Ela é sempre bem-vinda para fazer luz de enchimento em sala de jantar!
1 – O lustre de cristal é um tipo de luminária clássica e muito utilizada como iluminação na mesa de jantar. Além de possuir uma iluminação aconchegante, traz estilo ao local.
1 – Utilize pendente redondo em mesas quadradas, retangulares e redondas. Seu formato proporciona uma distribuição uniforme de luz sobre a mesa, e seu design contemporâneo e moderno se destaca na composição.
1 – Esse tipo de pendente de nó proporciona uma iluminação criativa com seu desenho irregular e design moderno. Seus fachos de luz em diferentes direções criam uma iluminação agradável e versátil.
2 – Utilize spot de embutir para compor a iluminação da sala de jantar. Além de proporcionar destaque para determinados locais, ele se adapta ao estilo e composição do ambiente.
Gostou das nossas dicas? Confira como fazer um bom projeto de iluminação de sala de estar.