11 set Arquiteto ou Engenheiro: quem contratar para um projeto de alto padrão casa neoclássica?
Quando se tem em mente o tipo de imóvel que se quer, falta apenas contratar um profissional para transformar as ideias em um projeto de alto padrão concreto. Mas qual profissional? Arquiteto ou engenheiro civil?
A confusão em torno destas profissões é bem comum, pois afinal os dois projetam e fazem parte da construção. Entretanto, é necessário entender as diferenças entre a formação de um e de outro, principalmente em projetos de alto padrão.
Uma casa simples pode ser feita apenas com a contratação de um engenheiro, pois afinal não se trata de um projeto complexo, mas isto se o proprietário não se importar com detalhes arquitetônicos ou com total aproveitamento do espaço.
A responsabilidade do projeto perante a prefeitura
Um fato muito importante é que o engenheiro tem a responsabilidade de calcular o projeto estrutural do imóvel e entregar para a prefeitura, afinal as disciplinas do curso de engenharia civil possuem um foco grande em cálculos que o curso de arquitetura não possui.
Projeto de alto padrão casa neoclássica
Como foi dito, em um projeto simples, apenas um engenheiro civil seria necessário. Entretanto, se for um projeto de alto padrão não há viabilidade de realizá-lo sem consultar um arquiteto.
Isto porque o curso de arquitetura dá a base necessária para um arquiteto projetar de forma otimizada qualquer imóvel, conferindo a ele formas, design e funcionalidade.
Neste caso, o arquiteto pode criar a casa ou apartamento de forma personalizada, na qual iluminação, design, ventilação e conforto são pensados de acordo com as suas necessidades.
Um bom planejamento evita problemas durante a obra além de evitar gastos com construções desnecessárias. O valor da obra e os materiais realizados também podem ser analisados pelo arquiteto.
Todas essas vantagens oferecidas pela contratação deste profissional agregam valor ao imóvel, inclusive se for um arquiteto de carreira conceituada.
Exemplo de regulamento de casa neoclássica
Você já sabe que para construir em um Condomínio de Alto Padrão, é imprescindível reconhecer as normas prescritas no regulamento do local, independente se você optará por um Engenheiro ou um Arquiteto.
Separamos o exemplo do Tamboré 11 – Terras de Provence, que fica em Santana de Parnaíba – SP, onde refere-se as plantas que devem ser apresentadas antes de iniciar a obra.
Princípios Gerais do Regulamento –
Todas as plantas de construções, modificações ou acréscimos deverão ser previamente
apresentadas para verificação de sua adequação pela ASSOCIAÇÃO que verificará a obediência
aos afastamentos de divisas, uso adequado de área ocupada, para que tenham um uso conforme as
restrições de uso do solo impostas no TAMBORÉ 11. Após a verificação das plantas pela
ASSOCIAÇÃO, as mesmas deverão ser submetidas às autoridades competentes, pelo próprio
PROPRIETÁRIO.
2.1 – Para a verificação pela ASSOCIAÇÃO, ser-lhe-ão fornecidas as respectivas plantas, em
quatro vias acompanhadas das considerações julgadas necessárias ao perfeito entendimento do
projeto, e memorial descritivo. O projeto e a documentação deverão conter, no minimo, o seguinte:
(a) planta em escala 1:100 contendo o levantamento planialtimetrico do lote, em folha
separada do projeto.
(b) plantas em escala 1:100 de todos os pavimentos cotados aos limites do lote;
b.1) indicação dos fechamentos frontais, laterais e de fundos;
(c) plantas em escala 1:100 contendo duas fachadas e dois cortes representantivos, no
minimo, podendo ser exigidos mais cortes para melhor entendimento do projeto.
(d) ART do responsavel tecnico pela obra e muro de arrimo, quando houver;
(e) contrato de compra e venda do lote;
(f) autorização para uso de explosivos, quando for o caso;
(g) autorização para passagem de servidão, quando for o caso;
(h) autorização para uso do lote de apoio, quando for o caso;
Neste caso um engenheiro não é necessário?
O engenheiro é sempre necessário. Pois o projeto de alto padrão exige perfeição em sua construção, tudo o que o arquiteto planejar, o engenheiro é responsável por concretizar.
O projeto estrutural é, igualmente, importante e com ele é possível entender de que forma o imóvel será construído e as etapas do processo, desde o pré-obra até a finalização.
As habilidades e responsabilidades na obra são diferentes. Portanto, não há como escolher quando se trata deste tipo de construção, os dois profissionais precisam trabalhar juntos para atender às características próprias de um imóvel de alta qualidade.
Normalmente um projeto de alto padrão necessita, inclusive, de outros profissionais, como engenheiro elétrico, engenheiro hidráulico e até um designer de interiores, pois outra marca do projeto de alto padrão são ambientes decorados com requinte e conforto.
AGORA QUE VOCÊ SABE UM POUCO MAIS SOBRE A ARQUITETURA DE CASAS NEOCLÁSSICAS NO BRASIL, ENTRE EM CONTATO CONOSCO ATRAVÉS DO NOSSO E-MAIL: [email protected] OU AINDA, PELO WHATSAPP 19 981337909 E FAÇA SEU ORÇAMENTO. ESTAMOS SEMPRE PRONTOS PARA ATENDÊ-LO!