08 jul Casas Neoclássicas fazem sucesso no Brasil
As Casas Neoclássicas são famosas por sua arquitetura europeia. E o Brasil foi conquistado por esse movimento.
As Casas Neoclássicas fazem sucesso no Brasil, estando cada vez mais presentes em projetos de grandes arquitetos nacionais.
O estilo neoclássico surgiu como um movimento que objetivava resgatar os valores estéticos da antiguidade clássica, entendida como Grécia e Roma.
O neoclassicismo foi uma reação ao barroco e ao rococó, que por sua vez, são carregados de detalhes.
Caracterizado por uma arquitetura imperial Romana. O estilo neoclássico conquistou as comunidades dos séculos 18 século 19.
Sua composição conta com a utilização de materiais nobres, como pedra, granito, madeira e mármore.
As plantas dessas construções, normalmente são retangulares, simétricas e geométricas.
Condomínios de Alto Padrão
No Brasil é comum encontrar esse tipo de construção de casas neoclássicas em condomínios de alto padrão, como o Condomínio Mont’Alcino que fica localizado em Valinhos, e também o Condomínio Alphaville muito conceituado em Campinas.
É importe contratar um excelente profissional para que o neoclassicismo seja bem representado.
Lembre-se de que a arquitetura neoclássica se caracteriza por sua volumetria horizontal, que em sua maioria, são compostas por grandes colunas e frisos. Assim, é comum encontrar construções que chegam a lembrar templos ou igrejas.
Arquitetos especializados em Casas Neoclássicas projetam construções que apresentam em sua essência, tais características:
- Utilização de formas geométricas e simétricas
- Utilização de abóbodas e cúpulas
- Usa-se ainda, frontões triangulares e colunas
- Há uma elevação nas edificações com uso de escadas
- São casas que em sua maioria, possuem telhados em platibanda
- Usa-se escadas, balcões e até guarda-corpo
Adaptações brasileiras
A arquitetura de Casas Neoclássicas inspirou-se em edifícios antigos, especialmente no modelo do templo grego, onde sua fachada típica, era constituída por um retângulo feito de colunas e coroado comum frontão triangular.
Uma construção simétrica e austera, baseada em leis de proporcionalidade, cujo entendimento era de expressão de ordem, disciplina, equilíbrio e racionalismo.
Esse aspecto arquitetônico, diz muito a respeito da personalidade da família que irá residir em tal construção.
Curiosidades
Na segunda fase da arquitetura neoclássica brasileira, iniciada com a chegada da corte e da Missão Francesa ao Rio de Janeiro, Grandjean de Montigny foi o nome mais destacado. É de notar que suas inovações, que incluíam novos parâmetros na concepção do espaço urbano, na ordenação das plantas, na criação de aberturas de aeração e nos requisitos de higiene, foram recebidas com muito desagrado pelos arquitetos e mestres-de-obra nativos, acostumados ao modelo barroco da edificação colonial.
Referências: Czajkowski, Jorge (curador) & Sendyk, Fernando (coordenador). Guia Da Arquitetura Eclética No Rio de Janeiro. Casa da Palavra / Centro de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro / Prefeitura do Rio de Janeiro, 2001, pp. 7-11