14 dez Projeto de iluminação residencial
Descubra qual o tipo de iluminação ideal para os ambientes da sua casa.
Ao contratar um arquiteto, além do projeto na planta, você pode desenvolver a ideia de design de interiores. E a iluminação deve ser uma das suas prioridades.
Todo bom arquiteto está preparado para encarar novos desafios e nada mais gostoso, que criar uma casa já pensando em sua decoração.
Um projeto de iluminação é um ponto importante quando se começa a desenvolver a casa ainda na planta.
É preciso alinhar as estruturas da residência, com as necessidades do projeto final.
Para te ajudar a esclarecer as ideias e começar a considerar a contratação de um profissional para a realização do seu projeto de iluminação, separamos algumas dicas.
Conheça o mercado
Existe uma enorme diversidade quando o assunto é iluminação.
Desde as diferenças entras as lâmpadas, que atualmente em sua maioria são medidas através de lumens. Ou seja, já se encontra lâmpadas econômicas que iluminam muito mais que as antigas medidas em watts.
Outra coisa a ser considerada é a reprodução de cor. Que nada mais é, que a capacidade de uma lâmpada reproduzir determinada cor, se comparada com uma iluminação natural, vulgo o SOL.
Além disso, ainda existe a medida da temperatura de cor, que diverge com a reprodução de cor. Nesse caso, fala-se de luzes com cores frias e cores quentes.
Depois de conhecer o que se pode encontrar no mercado relacionado aos tipos de lâmpadas, fica mais fácil de sentar e conversar com seu arquiteto para criar um projeto que seja viável e adequado às suas necessidades.
Tipos de luminárias
Com certeza ao começar a criar o seu projeto, as luminárias ganharão o rumo da conversa.
Afinal, são elas que irão concretizar o sucesso dos seus ambientes!
Você pode dividir todo o seu projeto em algumas dessas opções:
- Spots embutidos (presos no teto)
- Spots em trilhos (ficam no teto, porém possuem a mobilidade dos trilhos)
- Sancas (cortes no gesso com lâmpadas internas para iluminação indireta)
- Arandelas (presos em paredes)
- Balizadores (ideais para escadas e corredores)
- Luminária de piso
- Abajur
Além disso, temos os mais utilizados e queridinhos de muitos arquitetos famosos:
- Lustres – ficam ótimos em projetos de uma casa clássica de alto padrão
- Pendentes – muito usados em projetos de cozinhas modernas
Dicas de iluminação
Saiba que através de um projeto como esse, você irá criar um ambiente com opções de cenas.
Isso significa que através da combinação de alguns tipos de luminárias e lâmpadas, por exemplo, é possível deixar um mesmo ambiente, diversificado e muito atraente.
- Defina o layout – lembre-se de se preocupar com o projeto de iluminação, só depois de finalizar o projeto da sua casa da planta. Se você tiver uma casa pronta, dá para criar um projeto novo, claro! Mas isso pode requerer recortes em paredes e gessos, o que vai demandar dinheiro e tempo!
- Abuse da iluminação natural – sim! Aproveite todas as chances que você tiver ai no seu projeto, para associar a sua iluminação artificial, com a luz do sol. Além de economizar dinheiro, você ainda terá um resultado muito bacana!
- Comece pelo teto – avaliar os pontos altos é a primordial para acertar na iluminação do restante do ambiente. Essa dica nunca falha!
Gostou? Compartilhe nosso conteúdo e continue nos acompanhando para não perder nenhuma novidade!
AGORA ENTRE EM CONTATO CONOSCO ATRAVÉS DO NOSSO E-MAIL: [email protected] OU AINDA, PELO WHATSAPP 19 981337909 E FAÇA SEU ORÇAMENTO. ESTAMOS SEMPRE PRONTOS PARA ATENDÊ-LO!